top of page

A responsabilidade é uma excelente maneira de desenvolver a confiança da criança.

Updated: Jun 15, 2020


A responsabilidade é uma excelente maneira de desenvolver a confiança da criança.


A responsabilidade é uma parte inevitável da existência.

Por mais que a vida possa parecer-nos algo bonito e de grande valor, a natureza também nos ensina que ele tem um lado mais duro e feroz, o da luta pela própria subsistência. Não há ser vivo que não tenha que lutar ou de procurar o seu próprio alimento ou abrigo para sobreviver.

Trabalhar, preparar a comida, pagar as faturas ou cuidar dos filhos por vezes é demasiado duro. A responsabilidade não é mais do que ocupar-se de si próprio. Educar tendo em conta a responsabilidade é uma magnífica oportunidade para ensinar as crianças a cuidarem de si próprias e a adquirirem alguma autonomia.


A responsabilidade é uma excelente maneira de desenvolver a confiança da criança.

Qualquer criança pode ser responsável por muitas tarefas que dizem respeito à sua educação e cuidado. Quanto mais cedo se começar a responsabilizar por elas, menos duro lhe parecerá desempenhá-las e mais confiança terá nas suas capacidades. O mais interessante é que as crianças adoram ter responsabilidades. Para elas é uma oportunidade de descobrir coisas novas e de aprender a dominar o seu meio.


Pode começar a partir do momento em que a criança dá os primeiros passos.

Tal como fazem na escola, as crianças podem ajudar a guardar os brinquedos e também podem deitar a sua fralda no lixo. Estes são apenas alguns exemplos para que veja que a responsabilidade é algo que se pode introduzir com pequenos gestos desde que as crianças são bem pequenas. À medida que crescem pode ensinar-lhes a meter a roupa suja no cesto, a recolher a sua caneca quando acabam de tomar o pequeno-almoço ou limpar aquilo que sujam – por exemplo, o leite que se entornou em cima da mesa. Não é nenhum castigo se tratar com toda a naturalidade o facto de eles próprios se responsabilizarem pelas suas coisas à medida que o possam ir fazendo – sozinhos ou com um pouco de ajuda.

Em cada idade há uma série de tarefas que a criança pode assumir e que a ajudam a sentir confiança em si própria. Ao mesmo tempo,  aprende a contribuir para as tarefas domésticas. Elas vão adorar assumir as suas próprias tarefas e vão crescer sentindo-se satisfeitas e capazes de cuidarem de si próprias.

Por Paula Norte, psicóloga clínica @psicomindcare para UpToKids

 
 
 

Comments


Todos os direitos reservados. 
Os conteúdos deste website podem ser alterados sem aviso prévio.

© Copyright

NIPC: 510 263 631

  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Psicomindcare
  • Wix Facebook page
  • Blogger Social Icon
bottom of page